top of page

Busca Itaú

Product Manager

 Ferramenta de Busca Itaú

O que é? Onde vive? Do que se alimenta?

A ferramenta de busca foi projetada para ajudar os usuários a encontrar informações com facilidade no site do Itaú.

O componente de busca permanece fixo no header do site, possibilitando o acesso em qualquer página durante a navegação, e os usuários podem acessá-la digitando palavras-chave ou frases relacionadas ao que estão procurando. Ao digitar, o motor de busca analisa o texto e retorna o que encontrou em uma página de resultados correspondente à pesquisa.

Os resultados incluem informações sobre produtos e serviços oferecidos pelo Itaú, como contas bancárias, cartões de crédito, empréstimos, investimentos e seguros. Além disso, a ferramenta também oferece acesso a informações sobre localização agências e caixas eletrônicos, contratos com taxas e tarifas, canais de atendimento e dúvidas frequentes.

Vamos ao problema

Baixa assertividade nos resultados, falha na indexação de novas páginas, aplicação de geolocalização não estava funcionando corretamente, resultados duplicados e sem relevância.

Motor em processo de substituição com limitações técnicas.

Interface de busca desatualizada apresentando lentidão na renderização, experiência pouco intuitiva e resultados mal formatados.

Para orientar a abordagem dos problemas o Golden Circle ajudou em uma análise mais efetiva, identificando e articulando o propósito.

golden_busca_pm.png

Imersão

Na imersão iniciou uma exploração do contexto mais amplo do problema, utilizando pesquisas exploratórias, análise de dados, benchmarking e feature table. A fim de desenvolver uma compreensão completa do problema e entender o comportamento de mercado.

As principais métricas analisadas nessa estapa:

  • Taxa de resultados não encontrados

  • Taxa de cliques

  • Relevância e precisão nos resultados

  • Velocidades de repostas

  • Tipo de conteúdo consumido (landing page, ofertas, faqs, contratos, vídeos)

  • Taxa de abandono

 

Depois dessa imersão no problema, negócio e mercado, partimos para a Matriz CSD para analisar e abordar questões relacionadas à criação de valor e melhoria da experiência do cliente, levando em consideração a capacidade e recursos.

Análise e síntese

A partir do entendimento dessa matriz, partimos para etapa de análise e síntese para fornecer insights e ajudar a transformar os dados e informações em soluções inovadoras. Levando em consideração a centralidade no cliente e atendendo às necessidades do negócio.  
Para auxiliar nesse processo, foram definidas as personas, construção da jornada do usuário com pontos de fricção e desenvolvimento do mapa de empatia.

Ideação

 

Na etapa de ideação é um momento de exploração de possibilidades, onde o objetivo é abrir campo de pensamento e buscar soluções inovadoras que resolvam o problema.

Para auxiliar nesse processo, foi realizado workshop de co-criação para construção de wireframes, reunindo diferentes perspectivas fomentando a inovação e criatividade.

Nessa etapa algumas soluções e propósitos ficaram mais claros: a ferramenta de busca precisava ser modernizada, além disso, os usuários estão acostumados com uma experiência google, então, precisamos oferecer uma experiência fluida e assertiva.

Prototipação

Nessa fase foram criadas representações tangíveis e interativas das ideias geradas durante a ideação, explorando diferentes abordagens e técnicas para resolver o problema, permitindo uma comparação entre elas.

 

Sobre as soluções

Seria necessário construir uma nova interface com aproveitamento estratégico dos campos. Como o motor estava sendo substituído e apresentava limitações técnicas, era necessário tomar ações no próprio canal a fim de melhorar a assertividade e relevância dos resultados.

Objetivo: Reduzir a quantidade de resultados não encontrados, melhorar a relevância e interface de busca para oferecer uma melhor experiência.

Descrição: O objetivo é aprimorar a busca existente no site do Itaú, tornando-a mais precisa e relevante. Além disso, iremos melhorar a interface para torná-la mais estratégica para o negócio e intuitiva para o usuário.

 

Métricas de sucesso:

  1. Reduzir o % dos resultados não encontrados

  2. Maior relevância nos resultados de acordo com o termo pesquisado

  3. Geração de receita

Priorização

Com a solução idealizada, objetivos e métricas definidos, chegou o momento de trabalhar em um backlog claro e transparente, e na gestão de um roadmap ágil, permitindo uma resposta rápida às mudanças e priorizando entregas de maior valor.

 

Para priorização foi utilizado o método MoSCoW para agrupar os itens do backlog, e a definição dos critérios de avaliação foram baseados no BUC e construído significados claros e próximos da realidade do time.

moscow_pm_busca.png

Após isso, foi feita a aplicação dos critérios de avaliação para os 4 grupos, e a fim de equalizar todos os envolvidos quanto a definição de critérios foi definido extremidades maior e menor valor. Por exemplo:

Para o critério de Valor para o Usuário, adotei o valor mínimo como 0, representando a ausência de valor para o usuário.

Por outro lado, defini o valor máximo como 4, indicando uma melhoria significativa na experiência do usuário em uma atividade primária.

Continuando com o critério de Valor para o Usuário, levando em conta que o valor mínimo é 0 e o valor máximo é 4, o ponto intermediário é o valor 2. Nessa escala, o valor 2 é definido como "Melhora a experiência em uma atividade frequente".

Chegamos a um ponto em que atribuímos significados aos valores 0, 2 e 4 na escala do critério de Valor para o Usuário. No entanto, ainda precisamos definir os valores 1 e 3, que foram estabelecidos como 1 melhora a experiência em uma atividade pontual e 3 Melhora a experiência em uma atividade secundária.

Para avaliar os custos foi levado em consideração a complexidade técnicas e equipe necessária.

0 — Tarefa que pode ser realizada por um membro da equipe de forma rápida e sem grandes esforços.

1 — Tarefa que pode ser realizada por um membro da equipe em um curto prazo, demandando um pouco mais de tempo e dedicação do que as tarefas de valor 0.

2 — Tarefa que pode ser realizada por um membro da equipe, mas requer um tempo significativo e concentração para ser concluída.

3 — Tarefa que pode ser realizada pelo time, envolvendo a participação de mais uma pessoa, mas pode ser concluída em um curto prazo.

4 — Tarefa que pode ser realizada pelo nosso time, envolvendo a participação de mais uma pessoa e demandando tempo e foco.

buc_busca_pm.png

Após aplicação dos métodos é possível ter uma melhor compreensão das prioridades, otimizando recursos e esforços de desenvolvimento. 

bottom of page